A túnica azul do Link, Campo Elétrico e Empuxo

Tenho jogado The Legend Of Zelda : Ocarina of Time 3D. É um clássico que continua excelente, mesmo depois do hábito de experimentar games ultra-realistas e cinematográficos na geração atual. O efeito de profundidade foi bem aplicado. As cutscenes e  batalhas contra  os chefes em 3D, são melhores, mais imersivas (destaque para Volvagia e Ganondorf) . Leia  meu post sobre como funciona o efeito 3D no Nintendo 3DS aqui .

No decorrer do jogo – regra para todo Zelda, o personagem Link (quem você controla) adquire novas habilidades que abrem dungeons (calabouços). Existem 3 roupas, chamadas de túnicas. Cada uma possui poderes diferentes.

LOZ_OoT_3D_ZoraTunicKokiriTunicG_Large LOZ_OoT_3D_GoronTunic02Iron_Boots_(Ocarina_of_Time)

A túnica azul permite mergulhar na água por 5 segundos. Porém, a túnica azul + botas de ferro (outro item) afundam o Link, e ele consegue respirar na água sem nenhuma restrição. Conclui-se que a bota de ferro lhe dá o poder de respirar na água. Mero engano.  Ao fazer a combinação túnica verde + botas de ferro o Link também afunda, mas com uma novidade :  ele pode ficar submerso  1 minuto e 5 segundos. Tempo esse 13 vezes maior do que com a túnica azul sozinha. É razoável dizer que as botas de ferro + túnica azul ativam um poder oculto, ineficaz quando um desses itens é usado separadamente.

No nosso “jogo” real (mundo físico) também existe disso : o campo elétrico.

A abordagem de campo é a propriedade adquirida pelo espaço dada a presença de uma carga elétrica. É algo oculto, que se faz na velocidade da luz. Sem espaço e carga, não há formação de campo elétrico – análogo ao exemplo das túnicas do Ocarina que necessita da combinação correta de itens para revelar seu “poder”. Igualmente é o campo gravitacional (presença de matéria e espaço) na visão clássica, ou outros campos.

images (1) Zora.

Voltando ao Ocarina : a túnica azul é descrita da seguinte maneira :

“Uma túnica divina tecida com a técnica dos Zora. Ela permite que seu usuário respire debaixo d’água”.

Testando algumas coisas do jogo é possível perceber que o Link consegue respirar debaixo d’água infinitamente apenas com a túnica azul em situações onde ele é impedido por alguma barreira de chegar até a superfície. Com isso, temos um problema grave de Física e descrição no jogo.

  • Primeiro : a túnica azul não lhe dá a técnica dos Zora de mergulhar até o fundo sem o uso de botas.
  • Segundo : por que o Link não afunda parcialmente mesmo sem botas? O líquido dos Zoras ou qualquer líquido do jogo que aparenta ser água (esta que tem um pequeno empuxo – densidade relativamente baixa) não é água? Pois se o fosse, o Link afundaria pelo menos alguns metros. Isso permitiria ir de Lost Woods até o Zora’s River no começo do jogo sem o uso da túnica  ou botas (quem tem o jogo sabe o que digo). Infelizmente, existem peixes, que nem os de água no jogo, evidenciando, que de fato, foi uma limitação. Óbvio que todo jogo tem limitações (o Link boia sem parar), até mesmo no já considerado jogo do século.

kokiris8gj              Kokiris.

Nos posts seguintes vou apenas falar da túnica vermelha, pois o poder da verde é:

“Todo mundo na floresta Kokiri veste uma”

Anúncios

Sobre Douglas Aleodin

Mestrando em Física pela Universidade Federal da Bahia.
Esse post foi publicado em Física, Física e games e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s