Momentum e Big Bang

Esse é o momento linear, também conhecido como quantidade de movimento.

Newton o definiu. Não há origem “matemática” para ele. A partir do momento, Newton define força.

Lembram que escrevi que F = ma? Força também é a derivada do momento em relação ao tempo.

Tragamos isso para o Big Bang

Big Bang é uma teoria, que basicamente diz que o Universo surgiu a partir da explosão de um ponto extremamente denso e pequeno.

Pela lógica :

Se o Universo não foi criado, devemos conceber que ele é eterno. Mas aí há uma contradição filosófica. Se o Universo é eterno, pra quê falar de Big Bang, que é o momento da criação do Universo? O que é eterno, não é criado, concordam? Simplesmente, sempre existiu, assim como Deus.

Vamos supor que o Universo tenha sido criado por um Ser que tudo sabe e tudo pode. Assim, não precisamos demonstrar absolutamente nada. De tal forma, como não precisamos demonstrar o que é energia, ou P=mv. Essas “coisas” são conceitos que funcionam. Por que funciona?

Einstein uma vez disse que queria entender a mente de Deus. Coitado dele. Falar isso seria limitar Deus como um físico! Como um ser humano! Mal entendemos a natureza elementar, como entenderíamos a mente do criador dela? Quem entendeu porque Newton disse que P=mv? Ninguém. Ele enxergou isso. É brilhante e inexplicável.

Essa não é uma posição física passiva, muito pelo contrário. Milhares de trabalhos por ano são publicados sobre o Big Bang e a Relatividade Geral. Sabe quantos de fato são funcionais e efetivos? Nenhum. É uma grande perda de tempo! O foco poderia estar em coisas que afetassem nossa vida cotidiana, de fato! Como a teoria da Supercondutividade. Criada pelo maior físico do século XX, John Bardeen. Sem John Bardeen eu não estaria aqui postando num blog.

john bardeen

Enfim, é perda de tempo estudar o Big Bang. Sempre terá o instante anterior para ser desvendado. E como explicá-lo? Ora, vamos assumir a existência de Deus, parar de besteirol e focar em coisas que façam diferença. Problema resolvido.

Próximo.

Anúncios

Sobre Douglas Aleodin

Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia.
Esse post foi publicado em Física e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s