A Marta, minha conterrânea, me passou o seguinte e-mail :
Olá!!
Encontrei seu blog quando estava procurando desesperadamente uma resposta pra uma questão de física.
Pode resolver pra mim? Se quiser, é claro… Talvez só mesmo um aluno de física para conseguir (também sou de Salvador!! Faço engenharia civil, porém).
Lá vai:
Durante erupções vulcânicas, pedaços de rocha sólida podem ser atirados para fora do vulcão. Com que velocidade inicial um bloco tem de ser ejetado em A, com inclinação de 35° com a horizontal, de forma a cair ao pé do vulcão, em B? (Resposta: 256m/s)
Qual é o tempo de voo? (Resposta: 45s)
O ponto A está localizado a 3,3km acima do solo, o ponto B está localizado a 9,4km à direita, porém na altura zero, sacou? 😛
[Bem.. acho que foi usado gravidade = 9,81m/s², segundo os modelos das outras questões de minha lista..]
Pois bem Marta, segue a resolução Física desse problema :
- A Matemática deixo com vocês. A “física” do problema já foi resolvida.
Já a Clarissa Bonfim, deixou um comentário sobre uma questão de ondulatória do IME. Clarissa, por enquanto vou resolver só questões ligadas a Mecânica. Mas, vou quebrar uma exceção para você. Nessa questão basta apenas conhecer e aplicar o Princípio de Young. Agora ficou fácil né?
No mais, mandem questões!
Olá! (Eu nunca pensaria em dividir por g e multiplicar por 2, uau!). Vê se meu raciocínio tem fundamento: para achar o tempo de queda, Y = 0. Sendo assim, Yo seria a altura máxima, certo? Porém não tenho essa altura, e agora?
Eae!
( Haha, pois é, fiz isso pra deixar como uma expressão de segundo grau fácil de ver )
Bem, Yo é altura de lançamento do projétil, que é 3300 m. Essa questão é complicadinha por causa da matemática. Se vc isolar Vo vai achar uma expressão cheia de raíz, seno e cosseno, é chatinha de resolver.
Eu considerei no problema que o vulcão joga pra fora uma rocha, e ela atinge uma altura máxima. Porém, como não foi especificado, o movimento pode ter sido como de uma bola que cai de uma mesa, onde não tem altura máxima. Mas acredito que não seja esse o caso.
O que vc tem que fazer ali pra resolver a questão é isolar Vo e substituir os valores que vc já tem, do seno, cosseno, g e Yo que é 3300m.
Abraços!!
Entendi! O ‘tempo de queda’ que você se referiu seria o tempo total do bloco no ar, não é? Eu tinha pensado que era o tempo que o bloco leva da altura máxima até o chão (falta de atenção a minha, que não notei que a distância horizontal considerada é o alcance… sorry).
Muito obrigada, Douglas!
Abraço